O sistema CAD-CAM de alta tecnologia, que se baseiam em três componentes fundamentais: sistema de leitura do preparo dentário (scanning), software de desenho da restauração protética (CAD) e sistema de fresagem (CAM). Essa tecnologia trouxe uma evolução muito grande na odontologia, onde nos últimos 20 anos teve como objetivo principal de otimizar a produção de estruturas protéticas e tem sido acompanhada também pela evolução dos materiais, sobretudo da zircônia, uma das cerâmicas mais resistentes disponível nessa área.
A tecnologia CAD-CAM tem sido utilizada na odontologia principalmente na produção de restaurações de prótese fixa como coroas, pontes e facetas.
Uma nova possibilidade de tratamento para reabilitação oral com qualidade, agilidade e economia.
- Tecnologia alemã
- Alta precisão
- Durabilidade
O preparo é digitalizado, sobre o modelo de gesso (troquel), por um sistema de escaneamento.
Depois de efetuada a digitalização do preparo dental, a imagem é transferida para um programa 3D, onde o técnico pode então desenhar de forma virtual a estrutura protética.
Eventualmente, e se necessário, pode ser realizado um enceramento, que é posteriormente digitalizado e tratado pelo software. Nesta fase, define-se as linhas de acabamento, o espaçamento e a espessura da restauração a fresar.
Processo de escaneamento do modelo
Processo de escaneamento do modelo
Uma das grandes vantagens da utilização desses sistemas é a possibilidade de trabalhar com materiais muito resistentes, como a zircônia, que, quanto à fabricação manual, é bastante limitada.
Esse material tem o potencial de permitir a construção de pontes em setores de altas tensões, por exemplo em zonas mais posteriores da boca, pois revela uma resistência à fratura muito alta, três a quatro vezes superior à maior carga mastigatória, por outro lado, é de realçar também que referente à biocompatibilidade e à estética, a zircônia apresenta uma maior valia, comparativamente às restaurações metalocerâmicas.